Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Lula chega à Índia para participar da cúpula do G20; combustíveis, meio ambiente e pobreza serão pautas discutidas no encontro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta sexta-feira (8), em Nova Délhi, na Índia, onde participará da 18ª edição da cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia, que vai ocorrer no sábado (9) e domingo (10). A comitiva brasileira embarcou logo após o desfile do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, nessa quinta-feira (7).

Além de participar da cúpula, o Brasil receberá no fim do evento o comando rotativo do bloco de forma simbólica. O mandato de Lula a frente do grupo só irá iniciar em dezembro deste ano e vai até 2024. De acordo com o governo, o Rio de Janeiro será a sede da cúpula do grupo no próximo ano.

Na última terça-feira (5), durante o programa Conversa com o Presidente, o presidente deu alguns detalhes sobre pontos que abordará na capital indiana. Um dos destaques é um acordo com a Índia envolvendo combustível renovável e a luta contra a desigualdade, além de reforçar a defesa do fim da guerra entre Ucrânia e Rússia. A programação do encontro na Índia prevê três reuniões temáticas, duas no sábado e uma no domingo. 

O Brasil tem muita conversa para fazer. Brasil e Índia vão discutir a questão do etanol como combustível alternativo, que é extremamente importante, e nós temos que discutir com os outros países uma luta contra a desigualdade.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *