Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

Ibaneis inaugura programa de capacitação de municípios; Exporide receberá inicialmente R$ 2 mi em investimento

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou nesta quinta-feira (23) o lançamento do Exporide, programa integrado de desenvolvimento regional e transformação digital das cadeias produtivas e municípios da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno.

A iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF) visa gerar desenvolvimento tecnológico nas cidades selecionadas por meio da promoção do levantamento de dados e capacitação da cadeia produtiva, visando a geração de renda e emprego qualificado.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) vai financiar o projeto na fase inicial com R$ 2 milhões. Ao assinar o termo de cooperação do programa, Ibaneis disse que a integração do setor produtivo “faz unir cada vez mais as forças de trabalho do Entorno e do DF”.

Nós temos que cuidar da nossa região integrada, porque nós temos vários municípios que dependem da vida do Distrito Federal. Hoje damos um passo a mais ao lançar esse projeto para que possamos avançar no desenvolvimento [do setor produtivo] da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) e do DF. Precisávamos ter um instrumento para integrar as cadeias produtivas e o Codese nos apresentou esse projeto no início do ano. É um projeto que vai unir cada vez mais essas forças de trabalho que existem nos municípios do Entorno e no DF para podermos trabalhar de forma integrada, como pensou Juscelino que Brasília seria o motor de desenvolvimento de toda uma região. 

Ibaneis Rocha, governador do DF

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *